Coordenação Executiva
ALINY P. F. PIRES
Bióloga e doutora em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Atualmente é professora da UERJ e pesquisadora da BPBES onde atua como coordenadora geral do Relatório Temático da BPBES “Água: biodiversidade, serviços ecossistêmicos e bem-estar humano no Brasil”. É pesquisadora vinculada à sub-rede Biodiversidade e Ecossistemas da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais – Rede CLIMA.
CARLOS JOLY
É biólogo (USP), Professor Emérito da UNICAMP e membro da Academia Brasileira de Ciências. Integra a coordenação do Programa BIOTA/FAPESP, e da Capacity Building Task Force da IPBES.
LEANDRA GONÇALVES
Professora no Instituto do Mar da Universidade Federal do Estado de São Paulo (UNIFESP). É bióloga e Doutora em Relações Internacionais. Vem há mais de 10 anos pesquisando as diferentes dimensões da gestão e governança costeira e marinha.
PAULA DRUMMOND
Especialista em jornalismo científico, formada em ciências biológicas e doutora em política científica e tecnológica pela UNICAMP. Co-fundadora da Maritaca Divulgação Científica. Foi membro do grupo de facilitação da IPBES Stakeholders’ Open-Ended Network de 2019-2022.
RAFAEL LOYOLA
Rafael Loyola é Diretor Executivo do Instituto Internacional para Sustentabilidade, professor da Universidade Federal de Goiás, pesquisador nível 1A do CNPq e membro da Academia Brasileira de Ciências. É autor de mais de 200 publicações científicas, incluindo 12 livros.
Conselho Técnico-científico
BLANDINA VIANA
Professora Titular no Instituto de Biologia da UFBA. Vice coordenadora do INCT em Estudos Inter e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE). Membro do Comitê gestor da Rede Brasileira de Ciência Cidadã (RBCC). Suas pesquisas visam identificar soluções que permitam conciliar agricultura e conservação da biodiversidade, por meio de práticas agrícolas baseadas na natureza. Desde 2015 tem atuado no desenvolvimento de iniciativas e estratégias que aproximam a ciência da sociedade, usando abordagens transdisciplinares, como a ciência cidadã.
CRISTIANA SEIXAS
Bióloga e doutora em Recursos Naturais e Manejo pela University of Manitoba/Canadá, é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais/NEPAM da Unicamp onde co-coordena o grupo Conservação e Gestão de Recursos de Uso Comum/CGCommons e o Laboratório de Manejo e Ecologia de Ecossistemas/LEME. Atua na Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos/IPBES como co-chair do Reginal Assessments Americas.
EDUARDO DITT
Agrônomo e doutor em Pesquisa Ambiental pelo Imperial College/GB, tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Conservação de Áreas Silvestres, Conservação de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, Mata Atlântica e Gestão do 3º Setor. Atualmente é Secretário Executivo do Instituto de Pesquisas Ecológicas/IPÊ e professor da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, do IPÊ.
.
FABIO SCARANO
Membro da Linnean Society of London, Fabio foi Diretor de Pesquisa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e Vice-Presidente da Conservation International. Foi agraciado com o Prêmio Jabuti pelos livros Biomas Brasileiros: Retratos de um País Plural (2012) e Mata Atlântica: Uma História do Futuro (2014). Atualmente é professor Associado de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atua junto à Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos/IPBES.
FELIPE MELO
Biólogo, mestre em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor em Ecologia pela Universidade Nacional Autônoma do México – UNAM. Atualmente é pesquisador/professor associado na UFPE e chefe do Laboratório de Ecologia Aplicada dessa instituição. Atua mas áreas de Ecologia Funcional, Restauração Ecológica e Ecologia Política. Ecossocialista por convicção, caatingueiro por missão.
GERHARD OVERBECK
Engenheiro Ambiental e Doutor em Ecologia pela Universidade Técnica de Munique/Alemanha. Conheceu os Campos Sulinos durante o seu Doutorado, e nunca mais saiu deles. Atualmente é Professor no Departamento de Botânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde realiza pesquisa sobre dinâmica, diversidade, conservação e restauração de ecossistemas campestres.
HELDER LIMA DE QUEIRÓZ
Biólogo pela UnB, Mestre pela UFPA e PhD pela Univ. St. Andrews/Escócia. É pesquisador titular (PPT) do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM-OS/MCTIC), onde atua desde sua fundação, e foi diretor de 2010 a 2018. É membro da Coalizão Ciência & Sociedade. Tem experiência em Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade, com ênfase nos grupos de Peixes e Mamíferos
JOSÉ SABINO
Coordenador o Projeto Peixes de Bonito, Sabino é biólogo pela USP, mestre em Zoologia pela Unesp e doutor em Ecologia pela Unicamp. Trabalha na interface entre ecologia, comportamento animal e conservação, com foco no uso sustentável da biodiversidade e ecoturismo. Dedica especial atenção à documentação de natureza e compreensão pública da ciência. Desde 2000, vive no Mato Grosso do Sul – perto do Pantanal e de Bonito – onde mora com sua família e outros bichos.
MAÍRA PADGURSCHI
Doutora em Biologia Vegetal e pós-doutora em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos pela Unicamp, atualmente é pós-doutoranda do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/INPA trabalhando com soluções baseadas em ecossistemas e desenvolvimento sustentável. É membro da Ecosystem Services Partnership/ESP e da Young Ecosystem Services Specialists Network/YESS. Coordenou o capítulo “O contexto do Diagnóstico de BSE” e foi autora do capítulo “Opções de governança e tomada de decisão” do Diagnóstico Brasileiro de BSE.
MERCEDES BUSTAMANTE
Bióloga, mestre em ciências agrárias e doutora em geobotânica pela Universidade Trier/Alemanha, Mercedes é uma das principais referências no bioma Cerrado. Foi Coordenadora Geral de Gestão de Ecossistemas e Diretora de Políticas e Programas Temáticos no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação. Atualmente é professora da Universidade de Brasília (UnB) e membro da Academia Brasileira de Ciências.
PAULA MIRAGLIA
Co-fundadora, publisher e Diretora Geral do Nexo Jornal e da Gama Revista. Paula é doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), onde também concluiu o mestrado e a graduação em Ciências Sociais. É uma Sulzberger Fellow, pela Universidade de Columbia. Foi diretora de organizações internacionais e consultora do Banco Mundial e do Banco Interamericano para o desenvolvimento. Paula faz parte do conselho do Instituto de referência negra Peregum e do conselho do International Press Institute.