A Plataforma Brasiliera de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos – BPBES (do inglês, Brazilian Platform on Biodiversity and Ecosystem Services) foi constituída inicialmente como um Grupo de Trabalho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência/SBPC. Suas atividades são desenvolvidas desde 2015 com o suporte financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq, do Programa BIOTA/FAPESP e do apoio da Academia Brasileira de Ciências/ABC e da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável/FBDS.

O resultado deste apoio foram o Diagnóstico Brasileiro de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos e mais 5 Relatórios Temáticos, sínteses do conhecimento que podem ser acessadas aqui.

Em setembro de 2019, a Plataforma foi reestruturada para apoiar e fomentar a elaboração de novos relatórios temáticos. O novo arranjo se apoia em três pilares: a coordenação executiva, conselho técnico-científico, e autores de diagnósticos.

A coordenação executiva reúne pesquisadores jovens e experientes que compreendem profundamente a missão da BPBES e tem como objetivo manter e aperfeiçoar as atividades de sustentação da Plataforma.

O conselho técnico-científico é formado por membros de diferentes regiões e instituições do país com reconhecida atuação no entendimento das relações entre biodiversidade, serviços ecossistêmicos e bem-estar humano. O conselho tem como atribuição, indicar caminhos para que a Plataforma Brasileira continue perseguindo sua missão de produzir sínteses do melhor conhecimento disponível pela ciência acadêmica e saberes tradicionais com vista à tomada de decisão informada pelos diversos setores da sociedade.

Os autores de diagnósticos são especialistas reconhecidos em suas áreas de atuação e convidados a colaborar voluntariamente na elaboração de sínteses de conhecimento. Podem ser especialistas de instituições de pesquisa, sociedade civil organizada, do governo, de empresas públicas ou privadas e detentores de conhecimento tradicional ou indígena.

COORDENAÇÃO EXECUTIVA

Aliny Pires (UERJ)
Carlos Joly (UNICAMP e Programa Biota)

Leandra Gonçalves (UNIFESP)
Paula Drummond (Maritaca Divulgação Científica)
Rafael Loyola (IIS e UFG)

CONSELHO TÉCNICO-CIENTÍFICO

Blandina Viana (UFBA)
Cristiana Seixas (Unicamp)
Eduardo Ditt (IPÊ)
Fabio Scarano (UFRJ)
Felipe Melo  (UFPE)
Gerhard Overbeck (UFRGS)

Helder Lima de Queiroz (Inst. Mamirauá)
José Sabino (Natureza em Foco e UEMS)
Maíra Padgurschi (CNPEM)
Mercedes Bustamante (UnB)
Paula Miraglia (Nexo Jornal)

VEJA AQUI AS BIOGRAFIAS

Equipe BPBES durante 1a. Reunião Geral de Autores – Fevereiro 2017