Chegou ao fim ontem a Terceira Reunião de Autores do Diagnóstico das Américas em Cartagena (Colômbia).
O processo de lapidação deste importante documento caminha a passos largos. Após intensos seis dias debruçados sobre o texto o grupo de autores prepara para a versão final do Diagnóstico a ser apresentada na Sexta Plenária do IPBES, em março de 2018. Além de melhorar a fluência do texto como um todo, as mensagens-chave foram reformuladas, assim como o Sumário Executivo, visando atingir diretamente os tomadores de decisão.
Os autores terão até o início de setembro para a finalização da redação. Em seguida, os coordenadores de capítulo fazem uma revisão final da integração entre todos os capítulos e revisarão o Sumário Executivo para Tomadores de Decisão.
O Diagnóstico de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos das Américas compõe o conjunto de produtos a ser entregues pelo IPBES – Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos – até o 2018.
A IPBES tem como objetivo gerar informação de qualidade no campo da conservação da biodiversidade humana, bem estar humano e desenvolvimento sustentável para tomadores de decisão.
Veja abaixo imagens do último dia de trabalho (Fotos: Carlos Joly).